segunda-feira, 22 de junho de 2015
O poder da palavra no ambiente
Aí você, gestor, se pergunta: "Mas o que é que uma frase motivacional pode fazer pelo meu ambiente de trabalho?"
Ok, não pretendo entrar em conceitos matemáticos e probabilísticos, tampouco no efeito borboleta, mas imaginemos duas possíveis situações:
PRIMEIRA: Durante o café da manhã, o pai, junto à filha e a esposa, disse - "Esposa, eu te amo. Você é muito importante para mim". E lhe deu um beijo.
"Filha, eu te amo. Tome cuidado no seu trajeto ao trabalho, pois estão em obra na rua 14, logo você perderá algum tempo para passar por ali. Saia uns 10 minutos mais cedo e aproveite bem sua aula de inglês após o trabalho".
.
Os três saíram para trabalhar. O pai, de certa forma, saiu com uma sensação de dever cumprido de sua casa e pensou em sua esposa e filha durante os intervalos de seu trabalho. A mãe, se sentindo amada e importante, trabalhou bem o dia todo, passou no mercado após o expediente, comprou os ingredientes para uma lasanha e, ao chegar em casa a preparou. Tomou um banho e deixou tudo perfeito para receber o marido e a filha com o jantar que eles mais gostam. A filha, pensando no que o pai falou saiu mais cedo, demorou um pouco para passar por toda a rua 14, mas como se adiantou, teve tempo de sobra. Chegou à tempo no trabalho (diferente de muitos colegas de trabalho que também passam pela rua 14) e foi bem notada pelo chefe. Trabalhou bem e, após o curso de inglês resolveu voltar por uma rua que não estivesse em obras. Chegou mais cedo em casa e curtiu aquele jantar em família. Todos dormiram bem.
.
SEGUNDA: "Bom dia, disse o pai - mais por obrigação do que por vontade". Inconscientemente, ambas perceberam. Tomaram um café em silêncio e saíram para trabalhar. O pai e a mãe tiveram mais um dia "daqueles". Chegaram em casa com dor nas costas, descongelaram o feijão, fizeram um arroz.
A filha chegou atrasada no emprego e levou advertência do chefe. Trabalhou o dia inteiro querendo chorar devido àquele fato - que culpa tinha eu de a rua 14 estar em obras? Foi para o curso, como não estava de bom humor, não aproveitou bem.... tudo o que ela queria era chegar em casa, tomar um banho, jantar e dormir e dar esse dia por "enfrentado".
Qual a diferença entre as duas situações? A PALAVRA. A palavra, seja dita, escrita ou mesmo pensada, tem um poder inimaginável. Cabe a nós percebermos esse poder e utilizarmos da melhor forma. Todo efeito teve uma causa, sejamos nós a causa de bons efeitos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário