sábado, 20 de junho de 2015
Como implantar a ISO 9001 ?
Como implantar a ISO 9001? Basicamente, existem dois caminhos: a implantação autônoma ou a contratação de uma consultoria.
Para o caso de optar por uma consultoria, segue uma empresa recomendada www.austenitect.com
É possível contratar um consultor por preços muito bons, hoje em dia.
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Na implantação autônoma, convém que a organização possua no mínimo uma pessoa experiente na área de gestão da qualidade ou ainda que contrate treinamentos específicos para essa(s) pessoa(s), onde nos quais são recomendados:
- Interpretação dos requisitos da ISO 9001 (versão vigente);
- Formação de Auditores Internos (ou auditor líder);
- MASP - Metodologia de análise e solução de problemas;
Além de adquirir uma cópia da norma na versão vigente em http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=51639, recomendo a leitura de livros como "ISO 9001:2008 - Mello, Silva".
Todo o sistema funcionará com base em PDCA, logo, teremos algo parecido com essa estrutura (independentemente do ramo de atividade):
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P - Planejamento dos requisitos gerais, como documentação, manual da qualidade, procedimentos e instruções, além de registros e o controle sobre estes citados. Planeja-se a política da qualidade, planeja-se a forma de análise do sistema, planeja-se a disponibilidade de recursos, infra-estrutura e ambiente de trabalho. Planeja-se a realização do produto, projeto e desenvolvimento, compras, controles sobre equipamentos, etc.
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D - Realiza-se o que foi planejado.
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C - Mede-se produto e processo. Com isso quero dizer, acompanhamento de indicadores, auditoria interna, medição de satisfação do cliente, medição de produto, etc.
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A - Com base no que foi medido, tomam-se ações corretivas, preventivas e de melhoria contínua.
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Se o sistema já estiver "rodando" adequadamente, você já pode chamar uma certificadora. No Brasil existem excelentes certificadoras, tais como a ABNT, o Bureau Veritas, a SGS, a DNV, a AENOR e outros.
Não é algo complicado de se fazer, mas requer muita atenção e responsabilidade, além de envolvimento de pessoas.
Mas o que é que a organização ganha com tudo isso? As vantagens são inúmeras, tais como o aumento da confiabilidade, facilidade para internacionalização, suporte para a ISO 14001 e outros.
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