Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Talento é tudo? O que fez Ayrton Senna ser um mito


Seja no ambiente corporativo, nos esportes, no meio acadêmico, religioso ou qualquer outro que possamos citar, certamente podemos destacar algumas pessoas extremamente talentosas - pessoas inigualáveis em uma atividade, em um comportamento ou em outras características. Mas imaginemos, se essa pessoa “bater as botas” AGORA, daqui a 20, 25, 30 anos essa pessoa será lembrada com tanto carinho e admiração quanto Ayrton Senna?

Se a resposta for NÃO ou possivelmente NÃO, convido você a perceber algumas características dessa pessoa que sempre será lembrada como um Mito dentro e fora das pistas.

Dedicação: quando se fala em se dedicar a um trabalho ou projeto, se você fizer uma busca rápida exatamente agora no Google, certamente encontrará muitas imagens de Senna, Bernardinho, Einstein e outros. O Google é um mecanismo que cruza dados e referências da sua busca para lhe retornar correspondências, logo, não é à toa que esses nomes serão retornados.

Em uma de suas mais famosas citações, Senna nos ensina:

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.

Ainda em uma outra citação, nos coloca:

“Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.

Empurrar com a barriga não fará de você um destaque a ser lembrado, se é que esse um de seus objetivos na vida. No entanto, isso não é tudo.


Auto-conhecimento: “Conhece-te a ti mesmo” é uma frase conhecida e sua origem é atrelada a quatro filósofos – Sócrates, Heráclito, Pitágoras e Tales de Mileto, não podendo ser confirmada sua origem, mas fazendo muito sentido na vida de Ayrton Senna. Senna não era arrogante, ao contrário, conhecia suas limitações e o fato de conhecê-las lhe dava vantagem em muitas situações onde adversários achavam que podiam tudo.
Dificilmente um ser humano terá pleno auto-conhecimento, mas aí é que está, a busca pelo desconhecido levou Senna a se testar, a buscar novos modos, novas técnicas e, é claro, resultados diferentes.

“O medo me fascina” – Ayrton Senna

Ele tinha medo, mas isso, ao invés de enclausurá-lo em uma zona de conforto, o impulsionou.
Ele não tinha o melhor carro (e essa é uma variável importante no automobilismo), não tinha a melhor equipe e brigava com “gente grande” como Alain Prost, Nelson Piquet, Nigel Mansell e Michael Schumacher, qual também mereceria todo um artigo.


Carisma e simplicidade: em algumas análises, essas duas palavras dentro de uma mesma frase podem soar conflitantes, mas aqui estamos falando de Ayrton Senna, alguém que representou o Brasil, que mostrou nosso país ao mundo e nos fez ter orgulho de alguém que, na reta final de uma corrida, puxava logo uma bandeira de seu país, tão sofrido, tão explorado e tão maltratado.

Veja que louvável a atitude do campeão com uma fã, em 1986. A mesma lhe envia uma “cartinha” e, contra as probabilidades de recebimento e tempo para responder, a mesma tem uma resposta:







O tema da vitória, composto pelo maestro Eduardo Souto Neto foi composto justamente para o grande ídolo brasileiro. Uma homenagem e tanto a um profissional que reuniu, além de TALENTO, as características aqui discutidas. E você? Conhece alguém que já é tão lembrado ou que, certamente, será lembrado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário