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sábado, 20 de junho de 2015

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS: ISO9001 COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO

Por Carla Carolina de Almeida - A globalização é um processo que está presente há séculos nas atividades comerciais, mesmo nas formas mais simples, como o escambo (basicamente, a troca de mercadorias por outras mercadorias ou serviços, sem o uso da moeda), mas que não deixa de caracterizar-se como prática comercial. Com o passar dos anos, tais práticas foram aperfeiçoadas e o comércio passou por uma intensificação que envolveu, dentre outras coisas, a criação de um único mercado, no qual todos oferecem e demandam produtos e/ou serviços que criam uma rede de interdependência e competitividade: o mercado global. É claro que nem todas as empresas que existem estão inseridas – diretamente – nesse mercado, porém nota-se uma tendência para tal inserção, pois, cada dia mais, limitar-se a atuar/depender somente de uma economia, é arriscado e faz com que a empresa perca as vantagens que o mercado internacional pode oferecer, tais como: • Acesso a novas tecnologias não disponíveis em seu país; • Conquista de novos consumidores; • Conquista de fornecedores com qualidade superior; • Aumento do ciclo de vida dos produtos oferecidos; • Possibilidade de novas vendas para produtos sazonais; • Incentivos fiscais; • Melhoria da qualidade dos diversos processos da empresa, etc. Dentre todas as vantagens acima citadas, vamos focar na qualidade da empresa/produtos; há alguns anos, a qualidade era um fator diferencial dos produtos, porém, hoje, o cenário sofreu algumas alterações: o que antes era diferencial, hoje é exigência. A qualidade tornou-se pré-requisito para os consumidores (sejam eles pessoas físicas ou jurídicas), e para isso as empresas buscam maneiras de oferecer seus produtos/serviços com ótima qualidade e ao menor custo possível, atendendo às expectativas e exigências de seus clientes. E falando em exigência e qualidade (no âmbito do mercado internacional), estamos, sem dúvida, falando em ISO9001, que para empresas no mercado interno ainda é diferencial, porém para empresas internacionalizadas, já é tratada, de modo geral, como exigência. A ISO (International Organization for Standardization) 9001 trata de um sistema de gestão da qualidade – SGQ – que é implantado nas empresas, com foco na melhoria dos processos, que busca atender de maneira plena os requisitos do cliente, a partir, é claro, da otimização/melhoria dos processos internos da própria organização. Empresas que possuem tal certificação são reconhecidas internacionalmente no quesito qualidade, além de obterem outros benefícios advindos da certificação. Há, ainda, empresas que não atuam – de forma direta – no mercado internacional, porém são fornecedores de empresas que já atuam no mercado internacional, logo, obter a cerificação ISO é essencial - e estratégico - para manter-se como parte da cadeia de suprimentos deste grande mercado.

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