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sexta-feira, 26 de junho de 2015

Administração de Marketing

As empresas além de produzirem, tem a função de vender ou comercializar as mercadorias e/ou serviços O Marketing abrange não só a comercialização como também a idealização das mercadorias ou serviços (antes de sua produção e venda) até o seu desaparecimento pelo consumo Definição da American Marketing Association (AMA) Marketing é o desempenho de atividades empresariais que dirigem o fluxo de produtos e serviços dos produtores para os consumidores finais Funções da área de Marketing • Pesquisa de mercado:  Conhecer a realidade do mercado, presente e futuro,para tomada de decisão  Conhecer os concorrentes  Quais são os clientes potenciais para cada tipo de produto  Qual é a filosofia e política de trabalho dos clientes  Quais são as condições técnicas e comerciais praticadas pelos concorrentes  Colher dados e informações que possibilitam a escolha mais correta dos parceiros (fornecedores de técnologia e sub fornecedores)  Colher dados e informações que permitam a definição da estratégia / campo de atuação da empresa (core business)  Fazer a previsão de vendas, para possibilitar o planejamento da empresa, tanto técnico quanto financeiro.  Participação nas associações e sindicatos, para obter infomações sobre a área de atuaçào da empresa.  Estatísticas sobre as vendas, dados gerais sobre os clientes.  Descobrir os desejos e as necessidades dos consumidores para transmitir aos setores produtivos esses desejos e necessidades  Colher dados sobre os produtos ou serviços em face das exigências dos consumidores  Conhecer as classes sociais, localização dos consumidores, poder de compra  Descobrir os motivos ou razões do comportamento do publico consumidor • Planejamento do produto:  Análise da capacidade da empresa no que se refere à: Recursos humanos Recursos materiais (equipamentos de produção e insumos disponíveis) Recursos financeiros Tecnologia disponível  Trazer informações dos clientes sobre o desempenho dos produtos e serviços fornecidos.  Modificação dos produtos fabricados a muito tempo  Criação de artigos diferenciados  Embalagem: produto em condições satisfatórias, boa apresentação, preservação do conteúdo, tamanho prático, resistência na utilização  Propaganda: Direta – Catálogos, prospectos, folhetos, listas de preço, etc Indireta – Jornal, televisão, rádio, revista, cartazes, etc  Fixação de preço de venda (custos e despesas operacionais)  Elaboração de proposta de vendas  Definição junto ao cliente de todas as condições técnicas e comerciais do fornecimento e da documentação contratual • Vendas e distribuição  Vendas – Colocar no mercado consumidor os produtos produzidos  Distribuição – Movimentação ou circulação dos produtos desde a empresa até o consumidor Distribuição física: Transporte / armazenamento / logística Canais de distribuição: DIRETA: Produtor---Consumidor. INDIRETA: Produtor-----Varejista----Consumidor Produtor-----Atacadista----Varejista-----Consumidor. Fonte: Administração e Controle / Adelphino Teixeira da Silva – 9 ed. rev. e ampl. – São Paulo: Atlas, 1995

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