sexta-feira, 26 de junho de 2015
Administração de Marketing
As empresas além de produzirem, tem a função de vender ou comercializar as mercadorias e/ou serviços
O Marketing abrange não só a comercialização como também a idealização das mercadorias ou serviços (antes de sua produção e venda) até o seu desaparecimento pelo consumo
Definição da American Marketing Association (AMA)
Marketing é o desempenho de atividades empresariais que dirigem o fluxo de produtos e serviços dos produtores para os consumidores finais
Funções da área de Marketing
• Pesquisa de mercado:
Conhecer a realidade do mercado, presente e futuro,para tomada de decisão
Conhecer os concorrentes
Quais são os clientes potenciais para cada tipo de produto
Qual é a filosofia e política de trabalho dos clientes
Quais são as condições técnicas e comerciais praticadas pelos concorrentes
Colher dados e informações que possibilitam a escolha mais correta dos parceiros (fornecedores de técnologia e sub fornecedores)
Colher dados e informações que permitam a definição da estratégia / campo de atuação da empresa (core business)
Fazer a previsão de vendas, para possibilitar o planejamento da empresa, tanto técnico quanto financeiro.
Participação nas associações e sindicatos, para obter infomações sobre a área de atuaçào da empresa.
Estatísticas sobre as vendas, dados gerais sobre os clientes.
Descobrir os desejos e as necessidades dos consumidores para transmitir aos setores produtivos esses desejos e necessidades
Colher dados sobre os produtos ou serviços em face das exigências dos consumidores
Conhecer as classes sociais, localização dos consumidores, poder de compra
Descobrir os motivos ou razões do comportamento do publico consumidor
• Planejamento do produto:
Análise da capacidade da empresa no que se refere à:
Recursos humanos
Recursos materiais (equipamentos de produção e insumos disponíveis)
Recursos financeiros
Tecnologia disponível
Trazer informações dos clientes sobre o desempenho dos produtos e serviços fornecidos.
Modificação dos produtos fabricados a muito tempo
Criação de artigos diferenciados
Embalagem: produto em condições satisfatórias, boa apresentação, preservação do conteúdo, tamanho prático, resistência na utilização
Propaganda:
Direta – Catálogos, prospectos, folhetos, listas de preço, etc
Indireta – Jornal, televisão, rádio, revista, cartazes, etc
Fixação de preço de venda (custos e despesas operacionais)
Elaboração de proposta de vendas
Definição junto ao cliente de todas as condições técnicas e comerciais do fornecimento e da documentação contratual
• Vendas e distribuição
Vendas – Colocar no mercado consumidor os produtos produzidos
Distribuição – Movimentação ou circulação dos produtos desde a empresa até o consumidor
Distribuição física: Transporte / armazenamento / logística
Canais de distribuição:
DIRETA:
Produtor---Consumidor.
INDIRETA:
Produtor-----Varejista----Consumidor
Produtor-----Atacadista----Varejista-----Consumidor.
Fonte:
Administração e Controle / Adelphino Teixeira da Silva – 9 ed. rev. e ampl. – São Paulo: Atlas, 1995
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