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terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Introdução ao DFMEA

Assista as aulas AQUI.
Como sugestivo, o DFMEA apoia o processo de projeto em abordagem e redução de riscos de falhas.
Um DFMEA deveria ser iniciado antes da finalização do conceito do projeto e ser atualizado, sempre à medida que ocorrerem alterações. Sempre que houverem informações adicionais, estas também poderão ser inseridas e uma nova análise, pontual ou geral, pode ser realizada.
Pode servir ainda como uma fonte de lições aprendidas para projetos e FMEAS similares.
As definições de cliente e abordagem de equipe já mencionada se mantém.
Modos de falha que poderiam ser evitados ainda em projeto deveriam ser inclusos, o que tornaria o próprio processo de produção mais seguro, tal qual uma peça que se auto-impeça de ser montada em uma posição invertida ou uma peça que se auto–centralize, impedindo uma montagem excêntrica e, quando isso não for possível, poderíamos transferir essa responsabilidade para o PFMEA.
Um DFMEA não vai se basear em controles de processo para abordar possíveis falhas do projeto, mas abordará limites físicos e técnicos para fabricação e montagem ou ainda de manutenção durante uso, como por exemplo:
 - Espaço de montagem;
 - Necessária conicidade de pinos dos moldes de alocação de peças para soldagem;
 - Alta temperabilidade ao ar dos aços;
 - Tolerâncias dimensionais, químicas, físicas e outras;
 - Acesso limitado à bomba de combustível do automóvel (em caso de substituição);
 - Capacidade de diagnosticar que um componente falha, como luzes que acendem no painel de um carro;
 - Materiais utilizados durante fabricação.

Existem algumas etapas padrão que devem ser utilizadas ao se elaborar um DFMEA, como por exemplo:
 - Montagem de equipe, baseando-se nos conhecimentos chave para cada etapa descrita e mencionada na seção 4;
 - Determinação de escopo;
 - Criação de diagrama de blocos ou diagramas-P, que descrevem as funções e requisitos do produto;
 - Claras características desejadas.

O formulário apresentado poderá ser utilizado para registro das atividades e, metodologias tais como 5W2H, cronogramas e outros podem ser utilizados para administrar as atividades e reuniões para cada atividade.

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