Assista as aulas AQUI.
Como sugestivo, o DFMEA apoia o processo de projeto em abordagem e redução de riscos de falhas.
Como sugestivo, o DFMEA apoia o processo de projeto em abordagem e redução de riscos de falhas.
Um DFMEA deveria ser iniciado antes da
finalização do conceito do projeto e ser atualizado, sempre à medida que
ocorrerem alterações. Sempre que houverem informações adicionais, estas também
poderão ser inseridas e uma nova análise, pontual ou geral, pode ser realizada.
Pode servir ainda como uma fonte de lições
aprendidas para projetos e FMEAS similares.
As definições de cliente e abordagem de equipe
já mencionada se mantém.
Modos de falha que poderiam ser evitados ainda
em projeto deveriam ser inclusos, o que tornaria o próprio processo de produção
mais seguro, tal qual uma peça que se auto-impeça de ser montada em uma posição
invertida ou uma peça que se auto–centralize, impedindo uma montagem excêntrica
e, quando isso não for possível, poderíamos transferir essa responsabilidade
para o PFMEA.
Um DFMEA não vai se basear em controles de
processo para abordar possíveis falhas do projeto, mas abordará limites físicos
e técnicos para fabricação e montagem ou ainda de manutenção durante uso, como
por exemplo:
- Espaço
de montagem;
-
Necessária conicidade de pinos dos moldes de alocação de peças para soldagem;
- Alta
temperabilidade ao ar dos aços;
-
Tolerâncias dimensionais, químicas, físicas e outras;
- Acesso
limitado à bomba de combustível do automóvel (em caso de substituição);
-
Capacidade de diagnosticar que um componente falha, como luzes que acendem no
painel de um carro;
-
Materiais utilizados durante fabricação.
Existem algumas etapas padrão que devem ser
utilizadas ao se elaborar um DFMEA, como por exemplo:
-
Montagem de equipe, baseando-se nos conhecimentos chave para cada etapa
descrita e mencionada na seção 4;
-
Determinação de escopo;
-
Criação de diagrama de blocos ou diagramas-P, que descrevem as funções e
requisitos do produto;
- Claras
características desejadas.
O formulário apresentado poderá ser utilizado
para registro das atividades e, metodologias tais como 5W2H, cronogramas e
outros podem ser utilizados para administrar as atividades e reuniões para cada
atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário