Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

quinta-feira, 2 de julho de 2015

O modo mais fácil de calcular o retorno de investimento em 10 minutos, sem dificuldade.

Por Carla Carolina de Almeida - Decidir por um investimento/empreendimento exige que o gestor avalie, principalmente, dois aspectos: • A viabilidade econômica; • Contribuições práticas do investimento. Vamos focar no primeiro ponto, pois o segundo exige uma análise muito particular de cada organização. A viabilidade econômica do que será investido depende do quanto você tem disponível para investir (não adianta querer investir R$100.000,00 se você só tem R$50.000,00), e do período que esse investimento precisará para oferecer retorno, ou seja, quando ele “voltará” para você; em termos mais técnicos, significa calcular quanto tempo será necessário para que as entradas líquidas sejam iguais ou superiores ao capital investido. Para entendermos o cálculo, vamos considerar uma empresa X com o seguinte fluxo de caixa:
*Os valores colocados como entradas de caixa devem ser a previsão de lucro que a empresa espera para o período em questão. Para isso, deve-se analisar o histórico da empresa (no caso de não haver histórico de entradas – empresa nova – realizar estudo de mercado e elaborar previsão). Olhando para o fluxo de caixa, já podemos tirar o primeiro número de anos completos necessários: 2, pois nota-se que o resultado do ano 1 e 2 é negativo (14.000 e 7.000). Depois disso, vamos entender o seguinte: a entrada do ano 3 será suficiente e com sobra para pagar o investimento (pois o saldo já é positivo de 1.000), então vamos calcular quanto (em tempo) do ano 3 será necessário para pagar o investimento, e para isso basta dividir o último resultado negativo pelo valor da entrada do próximo ano, ou seja:
Logo, o payback será de 2 (os primeiros dois anos) + 0,875 (parte do ano 3 necessário) = 2,875 anos, que em meses dá o seguinte: 2x12 = 24 meses; 0,875x12 =10,5 meses, ou seja, 34,5 meses para recuperar o capital investido. Esse cálculo pode ser utilizado para calcular investimentos que a empresa pretende fazer, como também para calcular quanto tempo será necessário para que um novo empreendimento comece a dar lucro efetivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário