segunda-feira, 20 de julho de 2015
Melhoria de processos, tema 3: Redução de Movimentos
Movimento desperdiçado tem tanto um componente humano quanto mecânico envolvido.Movimento humano desperdiçado está relacionado à ergonomia local de trabalho. Maus projetos ergonômicos afetam de forma negativa a produtividade, a qualidade e a segurança. A produtividade sofre quando exitem caminhar em excesso, alcançar ou torção desnecessários.
A qualidade sofre quando o trabalhador precisa ir além do seu limite para processar ou verificar uma peça utilizada para o trabalho, pois precisa se esticar ou se torcer para realizar sua atividade.
Más condições ergonômicas talvez tenham o maior impacto em produtividade e segurança. Ferimentos ergonômicos somam mais de 50% dos ferimentos no local de trabalho nas américas. Os fatores de risco ergonômicos de maior postura são "postura, força e repetição", todas ligadas à forma que o local de trabalho é projetado.
Sabendo disso, tudo o que se puder fazer para reduzir MOVIMENTAÇÃO será válido, pois o tempo improdutivo utilizado para isso será utilizado para PRODUZIR, ou ainda, utiliza-se o tempo ganho acumulado para a realização de uma manutenção preventiva no equipamento. Existem profissionais que podem ser contratados para a realização de melhorias nos processos, ou ainda treinamentos específicos que podem ser realizados para a redução de perdas nos processos de produção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário