Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

sexta-feira, 3 de julho de 2015

O modo mais eficiente de fazer Auditoria Interna de forma rápida e sem custo elevado

Quando se ouve falar de auditoria interna na empresa, a maior parte das pessoas já pensa: - "iiih.... de novo?". Pois é, em geral, as auditorias internas são processos cansativos e demorados, onde o auditor interno não sabe o porquê de ter feito aquela pergunta e o auditado, perdido, dá a resposta que foi treinado para dizer, e assim segue-se a vida. Muitas vezes essa auditoria é eficaz, mas não eficiente. Já aconteceu com você? 

Como a maior parte das coisas mal executadas, para auditorias ineficientes a causa está na falta de planejamento e também na falta de instrução, mas como fazer auditoria interna de forma eficiente? Vou te dar aqui algumas dicas valiosas para sua auditoria. 

 1° Leia a norma ISO 19011, o manual da qualidade e os procedimentos da organização. 
 2° Toda auditoria deve ser planejada (vide requisito 8.2.2 da ISO 9001:2008), então monte um plano anual de auditorias e o mantenha em local visível para todos os gestores. Para cada uma dessas auditorias, faça uma agenda, contendo os horários que cada processo será auditado e quem serão os auditores. 
 3° Faça sempre uma reunião de abertura e repasse todos os pontos com a equipe de auditores e gestores dos processos auditados. 
 4° Respeite horários estabelecidos. 
 5° Se você não é um auditor interno experiente, escreva a sua TRILHA DE AUDITORIA (perguntas a se fazer para se chegar em tal conclusão) e procure segui-la. 
 6° Quando for montar a trilha de auditoria, monte as perguntas para se verificar o requisito da norma ou o atendimento às condições controladas do processo, por exemplo: 

Minha intenção é verificar se o processo atende o requisito 7.6 da norma ISO 9001, Controle de instrumentos de medição, então uma possível trilha seria: 
a) quais são as características que você mede no produto nesse processo? 
b) você utiliza instrumentos de medição? 
 c) quais? 
d) como esses instrumentos são identificados? 
e) como os instrumentos são gerenciados? 
f) onde posso verificar que esse instrumento está calibrado? 
g) como você certifica que esse instrumento está calibrado? 
h) quando vence o prazo para calibração? 

 Tudo isso para verificarmos a adequação ao requisito 7.6. Então, se você faz todo um planejamento e elabora suas perguntas sabendo onde quer chegar com as respostas, tudo fluirá. Acredite, muitos auditores fazem as perguntas sem saber exatamente onde querem chegar e é isso que atrapalha todo o processo, fazendo com que auditor e auditado fiquem perdidos. 


Existem ainda empresas que optam por terceirizar a auditoria interna, o que também é uma prática eficiente e eficaz, trazendo ótimos resultados. Para a terceirização de sua auditoria interna (auditoria interna contratada) você precisa contatar uma CONSULTORIA. Hoje essa é uma das formas de reduzir custos com auditoria.

3 comentários:

  1. There is so much to learn from this piece. You are a great help and I would surely try to follow all the learning.

    ISO 27001 Curso de Auditor Principal

    ResponderExcluir
  2. It is really very helpful for us and I have gathered some important information from this blog.


    jasa sertifikasi iso

    ResponderExcluir
  3. I found your blog and it was really useful as well as informative thanks for sharing such an article with us. We also provide services related to treinamento de auditor líder da ISO 22301

    ResponderExcluir