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segunda-feira, 6 de julho de 2015

3 passos para se dar bem no mercado de forma rápida e sem perder dinheiro.

Por Carla Carolina de Almeida - (Baseado em comentários de Bruno Picinini). Ao decidir empreender, um dos principais erros do empreendedor é acreditar fielmente no tal do “faça o que ama e terá sucesso” (entendamos sucesso no sentido financeiro, ou seja, ganhar dinheiro). É claro que amar o que você faz, é importante (afinal, isso te motivará e te fará dar passos maiores), porém não é somente isso que fará do seu negócio, algo lucrativo. É importante, mas é preciso mais. Ser bom? Ora, como já foi dito (em textos anteriores aqui no blog), o que antes era diferencial, hoje é requisito, e isso se aplica ao “ser bom no que faz”, afinal, a qualidade é extremamente importante para conquistar um cliente. Como o tópico anterior, ser bom te ajudará muito a alcançar a lucratividade, mas ainda não é isso que definirá o seu sucesso. E qual é o terceiro – e crucial – ponto a ser avaliado para alcançar a lucratividade? O óbvio, porém ignorado, MERCADO, o cliente. “Ora, mas é claro que eu considero a análise mercadológica para o meu negócio”. Acredito que sim, porém muitos empreendedores fazem isso da maneira inversa: primeiro definem o produto/serviço e depois vão avaliar o mercado, procurando alguém para comprar, quando, na verdade, o que vai te garantir bons resultados é exatamente o contrário: olhe para o mercado e se pergunte “pelo quê esse mercado está disposto a pagar?”, e depois de definir qual é a real necessidade daquele que você definiu como público, ai sim você cria o seu negócio, afinal, é bem mais fácil vender algo para uma necessidade que já existe no mercado ao invés de ter que criar essa necessidade no seu público alvo. Neste ponto, é muito importante uma análise econômica do país (ou setor) para encontrar oportunidades.
Some e, sem dúvida, terá sucesso. Goste do que você vai fazer, isso te motivará; seja bom no que faz, pois isso te fortalecerá, mas nunca se esqueça de ser aquilo que o mercado precisa, pois isso sim te dará a lucratividade almejada. “Encontre produtos para os seus clientes, e não clientes para os seus produtos”. (Peter Drucker)

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