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quarta-feira, 25 de março de 2020

Estudo de caso de aumento da taxa de peças inspecionadas mediante redução de perdas (Parte 4)


ANÁLISE DO X2, DIFERENÇA DE HABILIDADE DAS INSPETORAS

Ver parte 5 AQUI
Amostrando-se em 9 dias as taxas de peças inspecionadas (peças por hora) em 3 momentos do turno de trabalho de 9 horas (início, meio e fim do turno) de 3 inspetoras e considerando-se os produtos inspecionados como equivalentes (camisas de manga curta), foi elaborado um estudo multi-vari (PLUM, 2015), adotando-se que a grandeza “inspetora” é discreta e a “taxa horária de peças inspecionadas” é contínua.
Figura 8 – Estudo Multi-Vari de inspetoras versus taxa de peças. Fonte: próprio autor


Verifica-se que a média (pontos vermelhos) é mais baixa para a inspetora 1. Visto tal fato, elaborou-se em um estudo Anova (SAWYER, 2009) pela variabilidade dos 3 momentos das 3 inspetoras para se concluir se o resultado da inspetora 1 é significativamente menor que o das demais.
Figura 9 – Estudo anova das inspetoras. Fonte: próprio autor.
Adotando uma significância de 95% e verificando um P-Valor de 0,231, concluiu-se que não há diferença significante entre os resultados das inspetoras.

ANÁLISE DO X3, absenteísmo

Amostrando-se resultados de absenteísmo da equipe e comparando-se com o percentual de atendimento das 56 peças/inspetora/dia (meta) em um diagrama de dispersão, obteve-se a seguinte distribuição:
Figura 10 – Diagrama de dispersão de absenteísmo versus atendimento à meta. Fonte: próprio autor.

Para um fator R = -0,896, concluiu-se que há uma correlação negativa forte, ou seja, quanto maior o (x) absenteísmo, menor o (y) atendimento à meta.

ANÁLISE DO X4, RAPIDEZ DE DECISÃO EM POSSÍVEIS REPROVAÇÕES

Verificando-se os tempos de paradas das inspetoras pelos motivos de se reprovar determinada peça e se aguardar a alta gestão da fábrica definir o retrabalho a ser feito, obteve-se a seguinte distribuição no diagrama de dispersão abaixo: 
Figura 11 – Diagrama de dispersão de tempo de parada aguardando decisão versus percentual de atendimento à meta. Fonte: próprio autor.

Para um fator R = -0,787, concluiu-se que há uma correlação negativa forte, ou seja, quanto maior o (x) tempo de parada aguardando decisão, menor o (y) percentual de atendimento à meta.
Ver parte 5 AQUI



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