Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Betel - A eficiência de produção a serviço da Fé

Clique AQUI
Antes de iniciar o curto artigo, esclareço que este não tem por intuito um fim religioso ou tendencioso a qualquer religião, me aterei aos detalhes fabris e de gestão. Esclareço ainda que sou Cristão, mas não participo da doutrina das Testemunhas de Jeová, embora eu tenha um grande apreço por estes.

Hoje, 15 de fevereiro de 2017 estive em uma das melhores fábricas que já visitei - a gráfica das Testemunhas de Jeová, onde são impressos os materiais que são utilizados para estudo e, por eles, distribuídos gratuitamente. Esta gráfica fica na Torre de Vigia, na cidade de Cesário Lange, interior de São Paulo e atende toda a América do Sul, com impressões em todas as línguas faladas nesse continente.

Como um profissional de fábrica, fiquei admirado com a eficiência das atividades realizadas (e novamente, reforço que estou me atendo às atividades da gráfica). Pude verificar que, do modo deles, existe uma excelente cultura que abrange os 5S's que estamos acostumados. Como sabemos, os 5S's, além do aspecto do ambiente de trabalho, são uma filosofia que visa a eficiência.

Leia mais: Entenda os 5S's

Baixo índice de refugos - Questionando o guia do passeio sobre a geração de refugos, o mesmo me informou que era extremamente baixa. Como um bom auditor, pedi para verificar. Quase zero, salvo em situações de set-up e ajuste de máquina. Um ótimo resultado para o volume de produção diário.

Polivalência - ao questionar um dos colaboradores sobre quem faz a manutenção de determinada máquina, o mesmo falou: "nós". "Nós" quem? Existe um mecânico dedicado, não? Não, todos nós sabemos os detalhes da máquina e como consertá-la. Ao nível de eficiência industrial, quanto maior a polivalência, melhores os resultados pontuais e gerais. Isso me deixou bastante feliz e entusiasmado, me dando argumentos para entrar em níveis mais elevados de análise de produção (me aterei apenas a alguns nesse artigo).

Troca rápida de ferramentas - verifiquei uma troca de edição durante a visita. Pude notar cada colaborador sabendo o que fazer durante a parada da máquina, sem ficar perdidos, fácil de verificar que estão bem treinados. Sabemos que o quanto menos uma máquina fica parada, logicamente maior a produção e eficiência.

Preocupação com a qualidade do produto - análises e controle de qualidade em cada estágio da produção. Notável a preocupação com a qualidade.

Baixas perdas em produção - Todas aquelas perdas que nós, administradores de produção conhecemos estão bem reduzidas e controladas. "Temos que atender toda a América do Sul, então não podemos ser ineficientes."

Veja mais: As Grandes Perdas Da Produção

Aí você, leitor, deve imaginar: Toda essa eficiência deve ter um custo enorme... quem trabalha lá deve ganhar uma fortuna.... Não! Todo o trabalho é feito de forma voluntária. Parece impossível, né? Eu mesmo, até ver por mim mesmo achava impossível, mas fui e vi. É possível e é gratificante ver pessoas que não trabalham por dinheiro, mas por uma causa, por uma ideia, por sua fé. Seja você teísta ou ateu, não estou falando de religião, mas de homens que trabalham por uma causa e tem excelentes resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário