O que a norma ISO 9001 2015 diz sobre o mapeamento de processos?
A organização deve estabelecer, implementar, manter e melhorar
continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo os processos necessários,
suas interações, em conformidade com os requisitos desta Norma Internacional. A
organização deve determinar os processos necessários para o Sistema de Gestão
da Qualidade e sua aplicação através da organização e deve:
a) determinar as entradas requeridas e saídas esperadas para esses
processos;
b) determinar a sequência e interação desses processos;
c) determinar e aplicar os critérios, métodos (incluindo monitoramento,
medições e indicadores para relatar a performance), necessários para assegurar
a efetiva operação e controle desses processos;
d) determinar os recursos necessários desses processos e assegurar sua
disponibilidade;
e) atribuir as responsabilidades e autoridades desses processos;
f) abordar os riscos e oportunidades determinados de acordo com os
requisitos de 6.1;
g) avaliar esses processos e implementar as mudanças necessárias para
assegurar que esses processos alcancem os resultados pretendidos;
h) melhorar os processos e o sistema de gestão da qualidade.
Basicamente, o único requisito
que difere estruturalmente da versão 2008 é o “f)”, onde a norma especifica a
abordagem de riscos.
Nos demais, estamos falando
basicamente do planejamento do sgq, englobando todos os processos da
organização, suas entradas e saídas planejadas, a sequência e interação entre
os mesmos, formas de monitoramento e medição, recursos necessários, quem será
responsável por o quê, avaliação, mudanças quando necessário e melhorias.
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