Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

sábado, 27 de fevereiro de 2021

PDCA

 O PDCA é um ciclo adotado para a realização de muitas atividades dentro do ambiente industrial.

De modo genérico, consiste em:




P – “PLAN” – PLANEJAR: É a etapa onde planejamos o que deve ser feito e o que esperamos obter mediante o que estamos planejando.

Assim sendo, devemos planejar o que devemos fazer, quando será feito, onde será feito, o porquê de ser feito, quem fará, como será feito e quanto custará, sendo essa a sistemática conhecida como 5W2H.

Para tanto, você pode utilizar a planilha disponível no blog da gestão empresarial ou ainda baixar em qualquer outra fonte. Caso queira, você mesmo pode desenvolver essa planilha, o importante é manter tudo gerenciado.

Ainda dentro do P do PDCA, é necessário planejar as saídas, ou seja, o que você espera obter mediante o seu planejamento. Por exemplo, mediante o processo de melhoria proposto esperamos obter redução de refugos, ou redução do tempo nos elementos 1 e 2 da operação 10 do processo de embalar bolos. Enfim, é tudo o que você espera mediante o que você planejou. 

D – “DO” – FAZER: É executar à risca o que foi planejado

C – “CHECK” – VERIFICAR: É verificar cada atividade que está sendo (ou foi) realizada e conferir se as mesmas atendem o que foi planejado.

A – “ACT” – AGIR: Mediante o que você verificou, você vai agir, tomar uma ação.

Se atende, padronizar e quando possível, melhorar (e assim se dá início ao ciclo de melhoria contínua).

Se não atende, verificar a causa raiz do problema e tomar uma ação corretiva. (Leitura recomendada – MASP: METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário