O PDCA é um ciclo adotado para a realização de muitas atividades dentro do ambiente industrial.
De modo genérico, consiste em:
P – “PLAN” – PLANEJAR: É a etapa onde planejamos o que deve ser feito e o que esperamos obter mediante o que estamos planejando.
Assim sendo, devemos planejar o que devemos
fazer, quando será feito, onde será feito, o porquê de ser feito, quem fará,
como será feito e quanto custará, sendo essa a sistemática conhecida como 5W2H.
Para tanto, você pode utilizar a planilha
disponível no blog da gestão
empresarial ou ainda baixar em qualquer outra fonte. Caso queira,
você mesmo pode desenvolver essa planilha, o importante é manter tudo
gerenciado.
Ainda dentro do P do PDCA, é necessário
planejar as saídas, ou seja, o que você espera obter mediante o seu planejamento.
Por exemplo, mediante o processo de melhoria proposto esperamos obter redução
de refugos, ou redução do tempo nos elementos 1 e 2 da operação 10 do processo
de embalar bolos. Enfim, é tudo o que você espera mediante o que você planejou.
D – “DO”
– FAZER: É executar à risca o que foi planejado
C – “CHECK”
– VERIFICAR: É verificar cada atividade que está sendo (ou foi) realizada e
conferir se as mesmas atendem o que foi planejado.
A – “ACT”
– AGIR: Mediante o que você verificou, você vai agir, tomar uma ação.
Se
atende, padronizar e quando
possível, melhorar (e assim se dá início ao ciclo de melhoria contínua).
Se
não atende, verificar a causa
raiz do problema e tomar uma ação corretiva. (Leitura recomendada – MASP:
METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS).
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