Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

sábado, 5 de janeiro de 2019

Métodos científicos - Parte 1


Os métodos científicos são métodos adotados para, de forma probatória, tomar por verdade ou inverdade um evento. Segundo Lehfeld, “O método não é único e nem sempre o mesmo para o estudo deste ou daquele objeto e / ou para este ou aquele quadro da ciência, uma vez que reflete as condições históricas do momento em que o conhecimento é construído. Somente à base desta reflexão o pesquisador conseguirá compreender o plano histórico e dinâmico do conhecimento científico.”

Nesse aspecto, nota-se a relevância da época e o não-dogmatismo do método, pois este tem forte influência do cotidiano e de fatores que impactam nele.
Na formalidade da palavra, método é:

1. procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa.
2. processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução, investigação, apresentação etc.

Baseando-se nas afirmações, o método científico vem a ser o método adotado para buscar comprovação, buscar verdade e se demonstrar, de modo infalível, que aquilo – objeto de estudo – é verdadeiro.
Até hoje a teoria da relatividade – adotada por verdadeira – é testada em condições extremas do universo, em observações astronômicas e eventos quânticos. É adotada por verdadeira pois não falhou. Uma única vez, isso mesmo, uma única vez em que falhar, em que se provar que de algum modo a relatividade não funcionou fará com que toda a teoria caia por terra e seja adotada como falsa.

O método científico consiste nos seguintes passos:
 - Observação de um fato ou evento;
 - Formulação de um problema;
 - Proposta de uma hipótese;
 - Realização de pesquisa e testes para validação da hipótese.

Dentre os métodos classificados como científicos, vamos abordar alguns:

Método indutivo

Proposto pelos empiristas Hobbes, Hume, Locke e Bacon, o método indutivo é aquele que parte de observações de fatos particulares para conclusões gerais. É um método que não leva em conta os princípios estabelecidos.
Nesse método, busca-se correlações entre os eventos para conclusões partindo-se de premissas verdadeiras, mas que podem levar a um fechamento falso, portanto, deve ser realizado com bastante observação e coerência.

Vejamos:
 - Luiz toma suco;
 - Felipe toma suco;
 - Robson toma suco;
 - Luiz, Felipe e Robson são homens;
 - Logo, homens tomam suco.

Um teste bastante utilizado para conclusões no método indutivo e realizado com bastante critério é o chi-square (qui-quadrado).

Método dedutivo

Diferentemente do método indutivo,  o método dedutivo parte da observação de princípios gerais para se chegar a conclusões particulares. É o método proposto por René Descartes – qual sugiro a leitura do livro “O discurso do método” – e também por outros dedutivistas, tais como Spinoza.

 - Todas as plantas realizam fotossíntese;
 - Fungos não realizam fotossíntese;
 - Logo, fungos não são plantas.


René Descartes. 1596 - 1650



Método dialético

Utilizado não somente no campo das ciências exatas, o método dialético é também bastante usado em questões filosóficas,  onde tenta-se contestar uma realidade proposta, dando ênfase em tudo que a contrapõe.
Para toda tese, existe uma anti-tese – ou antítese – e, esta, quando contraposta, forma uma síntese.
Citada por Santos (2011),  “trata a conciliação dos contrários nas coisas e no espírito”.

Método fenomenológico

Este, valoriza sobretudo, a interpretação do mundo, o qual surge da consciência do homem. Não é uma abordagem positivista, pois, o pesquisador deixa de estar na imparcialidade de um observador neutro e se coloca como um participante, um ator daquele evento.
É um método bastante contestado por diversos autores, principalmente pela abordagem não parcial que há.

Método histórico

Específico de ciências sociais, visa investigar efeitos sentidos na atualidade até sua causa, no passado.
Citando de modo inverso, Andrade (2003), coloca que “consiste em investigar os acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar sua influência na sociedade de hoje”.

#Modelocientifico, #etapasdemetodocientifico, #metodocientifico

Palavras chaves

Métodos científicos pdf, métodos científicos resumo, métodos científicos tipos, métodos científicos etapas

Nenhum comentário:

Postar um comentário