Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Velocidade e Qualidade são inimigas?

Na demanda por otimização de processos, nos vem à mente o aumento da velocidade dos processos para consequente redução de lead time, mas será que são gradezas inversamente proporcionais - Qualidade e Velocidade?


Vejamos primeiramente o conceito de Qualidade extraido da norma ISO 9000:2015 - "Qualidade é o grau no qual as características do produto ou serviço atendem os requisitos do cliente."


Vejamos ainda o que diz Michael L. George sobre essa preocupação com o aumento da velocidade - "A preocupação natural é que o foco do Lean Manufacturing em velocidade prejudique a qualidade. No entanto isso não acontece. Por quê? Porque as práticas do lean reduzem o tempo por meio de redução das atividades que não agregam valor, da eliminação de filas, da redução do tempo gasto entre atividades que agregam valor e assim por diante. As etapas-chaves valorizadas pelos clientes geralmente NÃO são foco das ferramentas lean. A aplicação das ferramentas Seis Sigma às atividades que agregam valor pode ajudar a reduzir defeitos, o que por sua vez, pode ajudar a aumentar a velocidade dessas atividades. Mas como etapas que agregam valor representam, tipicamente, menos de 10% do tempo de processamento, a aceleração dessas etapas, antes da eliminação das atividades que não agregam valor, exerce, relativamente, pouco impacto"


Em outros termos, o Lean Manufacturing foca a redução dos desperdícios, enquanto as ferramentas seis sigma, focam no aumento da qualidade e estabilidade, logo, o casamento Lean+seis sigma é muito bem visto e adotado largamente como ferramente de impulsionamento de empresas. De modo controlado, é possível realizar teste de velocidade em cada processo versus a qualidade planejada.

Mas o que é que agrega valor?

Segundo a autora Cristina Werkema, uma atividade que agrega valor possui as seguintes características:
 - O cliente está disposto a pagar por ela;
 - A tarefa acrescenta alguma função e/ou altera as características do produto;
 - É realizada corretamente da primeira vez;
 - A empresa ganha vantagem competitiva porque executa a atividade;

Veja nesse vídeo as principais perdas em produção industrial.

Não esqueça de se inscrever em nosso canal.

Velocidade com qualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário