Em qual Sigma sua empresa opera?
Primeiramente, as raízes do Seis Sigma como padrão de medição podem ser rastreadas até Carl Friedrich Gauss (1777-1855), que introduziu o conceito de curva normal. O Seis Sigma como padrão de medição na variação do produto pode ser rastreado até aproximadamente a década de 1920 quando Walter Shewhart mostrou que três sigma da média é o ponto em que um processo requer correção. Muitos padrões de medição (Cpk, Zero Defects, etc.) mais tarde entraram em cena, mas o crédito por cunhar o termo "Six Sigma" vai para um engenheiro da Motorola chamado Bill Smith. (Aliás, "Six Sigma" é uma marca comercial registrada no poder federal da Motorola).
Mais praticamente, mesmo porque esse post é curto (rsrs), podemos atribuir uma nota (Sigma) à nossa empresa nos baseando na escala abaixo, qual é uma métrica de defeitos produzidos por milhão de produtos. Vale lembrar que o Six Sigma não visa somente a redução de problemas de qualidade, mas a redução de desperdícios, variabilidades de resultados e redução de custos, mas isso é tema para outro post.
Em qual nível de Sigma sua empresa opera? Sabemos que, se não medimos, não gerenciamos e, se não gerenciamos, não melhoramos. A correta mensuração inicial, realista e sem vaidades pode desencadear um forte trabalho de melhoria, seja baseado na sistemática dos six sigma (DMAIC) ou em outras metodologias, mas o ponto chave é: Nosso nível de Sigma é adequado? "Quatro Sigma está muito bom, né?"
Considere a seguinte suposição: "Embraer entrega 221 aeronaves em 2015". Se supostamente fosse uma empresa operando em quatro Sigma você voaria nos seus aviões? 0,62% de 221 = 1,37 aviões. E aí?
A elevação do nível de Sigma em uma empresa constitui base para formação de segurança nos produtos, confiabilidade e previsibilidade nos processos, continuidade do negócio e redução de custos.
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