Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

segunda-feira, 6 de junho de 2016

QSB - Auditoria escalonada

Exemplo de Procedimento de Auditoria escalonada


CONTEÚDO
1.         OBJETIVO
2.         REFERÊNCIA
3.         ABRANGÊNCIA
4.         DEFINIÇÕES
5.         RESPONSABILIDADES
6.         METODOLOGIA
7.         FLUXOGRAMA
8.         SIGLAS
9.         ANEXOS
10.      HISTÓRICO DE REVISÃO


 1-  OBJETIVO
Estabelecer e manter procedimentos para realização das auditorias escalonadas de processo.
2-  REFERÊNCIAS
Apostila interpretação comparativa e detalhada entre os requisitos QSB Fiat e GM 2011.
3-  ABRANGÊNCIA
Processos de produção da empresa.
4-  DEFINIÇÕES
Não aplicável.
5-  RESPONSABILIDADES

      5.1. Montador/ Operador de máquina do processo

5.1.1.      Realizar diariamente a Auditoria escalonada sempre que sua respectiva máquina/ bancada estiver referenciada no Cronograma de auditorias escalonadas (FQ.144).
5.1.2.      Realizar a auditoria no início do turno.
5.1.3.      Realizar auditorias escalonadas de acordo com o Check-list Auditoria Escalonada (FQ.116 e FQ.142, Solda por resistência e Montagem, respectivamente).
5.1.4.      Registrar na Ordem de fabricação o código de parada por auditoria escalonada presente na Tabela de códigos de parada por tempo perdido (FQ.146).
5.1.5.      Levar qualquer item identificado como “NG” na auditoria escalonada ao conhecimento do líder de produção.

5.2.            Preparador de máquinas
5.2.1.      Realizar diariamente a Auditoria escalonada da máquina/ bancada referenciada no Cronograma de auditorias escalonadas (FQ.144).
5.2.2.      Realizar a auditoria após a realização da auditoria realizada pelo operador/ montador.
5.2.3.      Realizar auditorias escalonadas de acordo com o Check-list Auditoria Escalonada (FQ.116 e FQ.142, Solda por resistência e Montagem, respectivamente).
5.2.4.      Caso o líder, gerente ou diretor não vá auditar a máquina/ bancada no dia em questão, o preparador de máquinas deve dispor o check-list Auditoria escalonada (FQ.116 e FQ.142, Solda por resistência e Montagem, respectivamente) na máquina onde será realizada a auditoria no dia seguinte.
5.2.5.      Levar qualquer item identificado como “NG” na auditoria escalonada ao conhecimento do líder de produção.



5.3.            Líder de produção
5.3.1.      Realizar semanalmente a Auditoria escalonada da máquina/ bancada referenciada no Cronograma de auditorias escalonadas (FQ.144) e no dia indicado pelo mesmo.
5.3.2.      Realizar a auditoria após a realização da auditoria realizada pelo operador/ montador e pelo preparador de máquinas e verificar se os mesmos realizaram adequadamente suas auditorias.
5.3.3.      Realizar auditorias escalonadas de acordo com o Check-list Auditoria Escalonada (FQ.116 e FQ.142, Solda por resistência e Montagem, respectivamente).
5.3.4.      Caso o gerente ou o diretor não vá auditar a máquina/ bancada no dia em questão, o líder de produção deve dispor o check-list Auditoria escalonada (FQ.116 e FQ.142, Solda por resistência e Montagem, respectivamente) na máquina onde será realizada a auditoria no dia seguinte.
5.3.5.      Conferir se as auditorias anteriores foram realizadas completamente.
5.3.6.      Levar qualquer item identificado como “NG” na auditoria para a reunião de resposta rápida, bem como qualquer item “NG” informado pelo operador/ montador ou preparador de máquinas identificado em suas respectivas auditorias escalonadas.

5.4.            Gerente de produção
5.4.1.      Realizar mensalmente a Auditoria escalonada da máquina/ bancada referenciada no Cronograma de auditorias escalonadas (FQ.144) e no dia indicado pelo mesmo.
5.4.2.      Realizar a auditoria após a realização da auditoria realizada pelos responsáveis referidos no dia, conforme Cronograma de auditorias escalonadas (FQ.144) e verificar se os mesmos realizaram suas auditorias adequadamente.
5.4.3.      Realizar auditorias escalonadas de acordo com o Check-list Auditoria Escalonada (FQ.116 e FQ.142, Solda por resistência e Montagem, respectivamente).
5.4.4.      Caso o diretor não vá auditar a máquina/ bancada no dia em questão, o gerente de produção deve dispor o check-list Auditoria escalonada (FQ.116 e FQ.142, Solda por resistência e Montagem, respectivamente) na máquina onde será realizada a auditoria no dia seguinte.
5.4.5.      Conferir se as auditorias anteriores foram realizadas completamente.
5.4.6.      Levar qualquer item identificado como “NG” na auditoria escalonada ao conhecimento do líder de produção.


6-  METODOLOGIA
6.1. Interpretação do cronograma de auditorias escalonadas (FQ.144)  
                
                 6.1.1. O cronograma de auditorias escalonadas define qual máquina/ bancada será auditada e quem deverá auditar a mesma.
                6.1.2.   Pelo cronograma de auditorias escalonadas é possível saber se alguém mais irá auditar a máquina/ bancada no dia referido.
                6.1.3. No caso de não haver produção na máquina/ bancada no dia referido no cronograma de auditorias escalonadas, a auditoria deverá ser realizada na próxima bancada que houver produção. Segue-se normalmente o cronograma à partir deste posto.
6.2. Interpretação e utilização do check-list de auditorias escalonadas (FQ.116 e FQ.142, Solda por resistência e Montagem, respectivamente)
              6.2.1. O check-list de auditorias escalonadas define quais são os pontos que deverão ser auditados no posto de trabalho e quem audita quais tópicos, mediante legenda de responsáveis presente no mesmo.
              6.2.2. No setor sempre haverão dois check-lists de auditoria escalonada, sendo um para o 1° turno e outro para o 2° turno. O auditor deverá sempre utilizar o check-list do turno referido.
              6.2.3. O auditor em questão deverá preencher a com o número da auditoria no mês e com “Ok” para itens conformes e “NG” para itens não conformes.

6.3. Disposição dos check-lists de auditoria escalonada e cronogramas de auditoria escalonada
              6.3.1. Os check-lists e cronogramas sempre ficarão em sua respectiva pasta plástica e máquina.
              6.3.2. No início de cada mês, o líder de produção deverá recolher os check-lists preenchidos e o cronograma encaminhar ao setor de métodos e processos.
              6.3.3. No início de cada mês, o setor de métodos e processos deverá disponibilizar novos check-lists de auditoria escalonada bem como seus respectivos cronogramas ao líder de produção.
              6.3.4. O cronograma de auditorias escalonadas acompanha a alternância de máquinas juntamente com o check-list.

6.4. Medição, Análise Crítica e Melhoria
             6.4.1. Até o décimo dia útil de cada mês é feita uma análise crítica pelo RD da planta acompanhado pela equipe multifuncional, onde serão discutidos resultados, metas e propostas de melhoria. Deverá ser gerada e mantida uma ata de reunião com todos os assuntos abordados/ responsáveis por ações. Como referencia de dados, serão utilizados os gráficos FQ-162 KPI - Índice não-conformidades em auditorias escalonadas, FQ-208 KAI - Índice de realização de auditoria escalonada e FQ-223 KPI - Índice de problemas relacionados à falta de auditoria escalonada.
             6.4.2. Semestralmente é realizada uma reunião de análise crítica pelo RD  em conjunto com a equipe multifuncional, onde serão avaliados os resultados das auditorias dos últimos 6 meses poderão ser revistas as metas e decididas novas diretrizes. Nessa reunião serão levados os dados de auditoria específica de processo.
             6.4.3. Anualmente todo o pessoal que realiza auditoria escalonada receberá reciclagem de treinamento do pilar “Auditoria escalonada de processo”.


7- FLUXOGRAMA
        Não aplicável
8- SIGLAS
        Não aplicável


Nenhum comentário:

Postar um comentário