Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

sexta-feira, 3 de junho de 2016

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING



As empresas além de produzirem, tem a função de vender ou comercializar as mercadorias e/ou serviços

O Marketing abrange não só a comercialização como também a idealização das mercadorias ou serviços (antes de sua produção e venda) até o seu desaparecimento pelo consumo

Definição da American Marketing Association (AMA)
Marketing é o desempenho de atividades empresariais que dirigem o fluxo de produtos e serviços dos produtores  para os consumidores finais

Funções da área de Marketing


  • Pesquisa de mercado:

Ø  Conhecer a realidade do mercado, presente e futuro,para tomada de decisão
Ø  Conhecer os concorrentes
Ø  Quais são os clientes potenciais para cada tipo de produto
Ø  Qual é a filosofia e política de trabalho dos clientes
Ø  Quais são as condições técnicas e comerciais praticadas pelos concorrentes
Ø  Colher dados e informações que possibilitam a escolha mais correta dos parceiros (fornecedores de técnologia e sub fornecedores)
Ø  Colher dados e informações que permitam a definição da estratégia / campo de atuação da empresa (core business)
Ø  Fazer a previsão de vendas, para possibilitar o planejamento da empresa, tanto técnico quanto financeiro.
Ø  Participação nas associações e sindicatos, para obter infomações sobre a área de atuaçào da empresa.
Ø  Estatísticas sobre as vendas, dados gerais sobre os clientes.
Ø  Descobrir os desejos e as necessidades dos consumidores para transmitir aos setores produtivos esses desejos e necessidades
Ø  Colher dados sobre os produtos ou serviços em face das exigências dos consumidores
Ø  Conhecer as classes sociais, localização dos consumidores, poder de compra
Ø  Descobrir os motivos ou razões do comportamento do publico consumidor

  • Planejamento do produto:

Ø  Análise da capacidade da empresa no que se refere à:
Recursos humanos
Recursos materiais (equipamentos de produção e insumos disponíveis)
Recursos financeiros
Tecnologia disponível
Ø  Trazer informações dos clientes sobre o desempenho dos produtos e serviços fornecidos.
Ø  Modificação dos produtos fabricados a muito tempo
Ø  Criação de artigos diferenciados
Ø  Embalagem: produto em condições satisfatórias, boa apresentação, preservação do conteúdo, tamanho prático, resistência na utilização
Ø  Propaganda:
Direta – Catálogos, prospectos, folhetos, listas de preço, etc
Indireta – Jornal, televisão, rádio, revista, cartazes, etc
Ø  Fixação de preço de venda (custos e despesas operacionais)
Ø  Elaboração de proposta de vendas
Ø  Definição junto ao cliente de todas as condições técnicas e comerciais do fornecimento e da documentação contratual


  • Vendas e distribuição

Ø  Vendas – Colocar no mercado consumidor os produtos produzidos
Ø  Distribuição – Movimentação ou circulação dos produtos desde a empresa até o consumidor

            Distribuição física: Transporte / armazenamento / logística
           
            Canais de distribuição:
            Direta
Produtor--------------------------------------------------Consumidor
           
            Indireta
            Produtor------------------Varejista---------------------Consumidor
            Produtor-----Atacadista---------------Varejista-----Consumidor



Fonte:

Administração e Controle / Adelphino Teixeira da Silva – 9 ed. rev. e ampl. – São Paulo: Atlas, 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário