Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ISO 9001: Principais diferenças entre as versões 2008 e 2015

A nova norma baseia-se em princípios muito mais benéficos às instituições e condizentes com o mercado para os próximos 10 anos, pelo menos. Dentre as principais características próprias dessa norma destacam-se:
 - 10 itens (cláusulas) ao invés de 8 da versão 2008 o que facilita a comunicação e entendimento em sistemas de gestão integrados ISO 9001/14001, uma vez que a ISO 14001 2015 também possui 10 itens, todos estruturados segundo os mesmos princípios.
 - a base do sistema de gestão torna-se o pensamento baseado em risco, desafiando a organização a analisar seus riscos e planejar o que fazer para conter e até eliminar esses riscos.
 - como o risco tem sempre 2 aspectos (o positivo e o negativo), a organização no contexto de seu negócio poderá prever além de ações para o caráter negativo de seus riscos, ações para melhorar seu sistema, que vem a ser seu caráter positivo.
 - ênfase na liderança para assumir a eficácia do SGQ.
 - não haverá mais o “representante da direção”, o que tornará ainda maior a responsabilidade da alta direção para com o sistema.
 - mais foco nos objetivos da qualidade como incentivo a melhorias.
 - os requisitos relacionados com recursos necessários para operação e manutenção do sistema estão agrupados e mais abrangentes.
 - maior atenção no controle de serviços externos, algo que sempre gerou dúvida nas empresas que operam com o SGQ ISO 9001 2008 nos requisitos pertinentes à aquisição (7.4).
 - ênfase no planejamento de mudanças, o que endossa o pensamento baseado em riscos.

Você precisa de maiores informações? Visite o site da AUSTENITE. CLIQUE AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário