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quinta-feira, 12 de agosto de 2021

ESG será questão de sobrevivência para empresas




A Sustentabilidade empresarial é um conjunto de comportamentos e ações que visam sustentar o negócio e sociedade na qual o negócio opera em longo prazo e, portanto, na maioria das vezes que você ver, ouvir ou ler algo sobre o tema em instituições de negócio, certamente a presidência/ diretoria estará conduzindo o discurso.

No ambiente empresarial, as práticas mais comuns se dão em três pilares (Elkington, 1994): o ambiental, o social e a governança (do inglês Environmental, Social and Governance ou ESG).

 

[...] ESG será questão de sobrevivência para empresas. As novas gerações, além de nativas digitais, são nativas do ESG – o que exige revisão de negócios, diz Artur Grynbaum, sócio e vice-presidente do conselho do Grupo Boticário em entrevista ao jornal Estado de São Paulo em julho de 2021.


Há algumas décadas, mais precisamente nos anos 80 e 90, a qualidade era um grande diferencial competitivo, de modo que quem não tivesse já poderia se considerar fora do negócio ou com um futuro bem curto. Tanto que o marketing voltado à qualidade do produto e suas vantagens foi uma característica da época. Hoje, qualidade é obrigação. Está implícita!


Nos tempos atuais, um novo padrão foi intensificado para o consumidor optar pelo produto ou não: a relação com os valores daquela instituição. Hoje – claro – preço ainda é um diferencial, mas não é um fator determinante para a aquisição de um produto, principalmente quando se fala de consumidores das gerações mais novas que, conforme cita Artur Grynbaum, “são gerações nativas do ESG”. Hoje, o consumidor pensa no impacto ambiental daquele produto, na possibilidade e em casos relatados de exploração e abusos do trabalho daquela marca e em outros aspectos ligados a valores pessoais, logo, a aquisição de um produto ou não tem se tornado algo atrelado ao aspecto moral.

Recentemente (2019) o Business Roundtable, grupo empresarial que reúne os presidentes das maiores companhias americanas divulgou uma carta rompendo a ideia de que as empresas existem apenas para dar lucro aos acionistas, mas passando uma nova mensagem de que as empresas são agentes de transformação social. Hoje, empresas são categorizadas – inclusive – como melhores para se trabalhar no critério práticas sustentáveis, o que demonstra uma nova visão tanto nos padrões de consumo quanto nos padrões de trabalho.

Um novo pensamento, um novo momento. 


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