A Sustentabilidade empresarial é um conjunto de comportamentos e ações que visam sustentar o negócio e sociedade na qual o negócio opera em longo prazo e, portanto, na maioria das vezes que você ver, ouvir ou ler algo sobre o tema em instituições de negócio, certamente a presidência/ diretoria estará conduzindo o discurso.
No ambiente empresarial, as
práticas mais comuns se dão em três pilares (Elkington, 1994): o ambiental, o
social e a governança (do inglês Environmental,
Social and Governance ou ESG).
[...] ESG será questão de sobrevivência para empresas.
As novas gerações, além de nativas digitais, são nativas do ESG – o que exige
revisão de negócios, diz Artur Grynbaum, sócio e vice-presidente do conselho do
Grupo Boticário em entrevista ao jornal Estado de São Paulo em julho de 2021.
Há algumas décadas, mais
precisamente nos anos 80 e 90, a qualidade era um grande diferencial
competitivo, de modo que quem não tivesse já poderia se considerar fora do
negócio ou com um futuro bem curto. Tanto que o marketing voltado à qualidade
do produto e suas vantagens foi uma característica da época. Hoje, qualidade é
obrigação. Está implícita!
Recentemente (2019) o Business
Roundtable, grupo empresarial que reúne os presidentes das maiores companhias
americanas divulgou uma carta rompendo a ideia de que as empresas existem
apenas para dar lucro aos acionistas, mas passando uma nova mensagem de que as
empresas são agentes de transformação social. Hoje, empresas são categorizadas –
inclusive – como melhores para se trabalhar no critério práticas sustentáveis,
o que demonstra uma nova visão tanto nos padrões de consumo quanto nos padrões
de trabalho.
Um novo pensamento, um novo
momento.
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