Curso de MASP grátis e com certificado

snippet do adsense

sábado, 11 de março de 2017

5 livros sobre gestão que você deveria ler


Vivemos em uma época de facilidade de acesso à informações, mas ainda assim, em minha carreira encontrei uma série de gestores que, via de regra, somente utilizam suas próprias experiências para formar uma opinião concisa sobre gestão e assim desenvolver seus trabalhos.

Todavia, os melhores gestores com quem tive a honra de dividir meu trabalho (poderia citar mais de 100), são pessoas que sim, se apoiam em suas experiências, mas a todo instante procuram inserir novos elementos, novas visões e novos modelos dentro de suas gestões e mesmo dentro de suas vidas. Nos últimos 3 anos decidi fazer uma pesquisa sobre quais são os principais livros lidos por estes e, abaixo listo os mesmos.

1° The Servant (no Brasil O Monge e o Executivo; em Portugal Servir para Liderar), é um livro escrito por James C. Hunter sobre a essência da liderança, algumas vezes pelo autor reportada como "liderança servidora ou a verdadeira liderança" — uma concepção de liderança que se tem popularizado recentemente em empresas e organizações, embora, segundo o relato, exista desde tempos remotos.



Criatividade S.A., de Ed Catmul: Em seu excelente livro, Catmull quis mostrar que existem muitos obstáculos à criatividade, mas também há medidas ativas que podem ser tomadas para proteger o processo criativo. Ele descreve que a sua função como líder máximo da empresa é criar um ambiente fértil, mantê-lo sadio e buscar as coisas que o prejudicam.

3° Líder 360º: Como desenvolver seu poder de influência a partir de qualquer ponto da estrutura corporativa, de John C. Maxwell: Se tem tentado liderar a partir do nível médio da organização, como fazem, a maior parte dos profissionais, então precisa das ideias de John Maxwell. Tem uma oportunidade única para exercer influência em todas as direcções - para cima (na direcção do chefe), para os lados (entre os seus pares) e para baixo (entre os seus subordinados). A boa notícia é que a sua influência é maior do que aquilo que pensa. 

4° O Líder sem status, de Robin Sharma: Seu comprometimento em trabalhar absolutamente da melhor forma me impulsiona. Cada um de nós nasce gênio, infelizmente a maioria morre na mediocridade. 
A sociedade se tornou um lugar bagunçado para se viver. As pessoas valorizam mais o que têm do que seus relacionamentos. Parece que estamos mais interessados em massagear nosso ego do que na busca muito mais nobre de nossos ideais. Muitas pessoas culpam forças externas pela resistência à maestria que deveriam alcançar, em vez de culpar os medos interiores e as crenças frágeis. 

5° Por quê? Como grandes líderes inspiram ação, de Simon Sinek: Entender como você faz as coisas e, mais importante, ter a disciplina de manter a organização e todos os colaboradores responsáveis por esses princípios orientadores, melhora a capacidade da organização de trabalhar com sua energia natural. Ter paixão pelo que faz e “contaminar” todos ao seu redor, faz com que todos sigam na mesma direção, na busca de um objetivo. Ou seja, ao influenciar seus colaboradores positivamente, os mesmos realizarão seus trabalhos também apaixonados pelo que fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário